Maria Helena Guimarães de Castro toma posse como diretora executiva da Fundação Seade

Toma posse às 16 horas desta quinta-feira, 31 de maio, como diretora executiva da Fundação Seade, a socióloga Maria Helena Guimarães de Castro (foto), que ocupou diversos cargos públicos, entre eles a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, a Secretaria Nacional de Educação Superior e a Secretaria-Executiva do Ministério da Educação. Foi responsável pela organização e implantação dos sistemas nacionais de avaliação educacional (o Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb) e pela implantação do Sistema Nacional de Informação Educacional, que abrange os censos escolares e a produção de estatísticas educacionais.
No governo do Estado de São Paulo, Maria Helena foi titular das pastas de Desenvolvimento Social, da Ciência e Tecnologia e da Educação. Também presidiu conselhos e comissões em organismos nacionais e internacionais, coordenou e publicou dezenas de pesquisas, trabalhos e artigos que enfocam políticas públicas, particularmente aquelas voltadas à educação e ao desenvolvimento social.
A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, é um dos mais especializados centros nacionais de produção e disseminação de pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas.

Comentários