Curso de Olericultura Orgânica capacita produtores de Mesópolis

 Um grupo de produtores rurais do município de Mesópolis está tendo a oportunidade de aprender gratuitamente sobre a produção de hortaliças orgânicas por meio do curso de Olericultura Orgânica ministrado pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do Sindicato Rural de Jales.
Sob o comando da instrutora Marilei de Castro Almeida da Silva, os produtores estão sendo capacitados para entrar no mercado que já é uma tendência nacional quando se fala em qualidade de vida e saúde. "Na produção orgânica não usamos adubo químico, nem agrotóxicos. Além disso, o sistema de produção não agride o meio ambiente, nem a saúde do produtor rural e do consumidor", explica a professora.
A instrutora do Senar conta que o pequeno produtor é beneficiado pelo sistema já que é capacitado para diminuir os custos aprendendo sobre o manejo de adubo biológico, compostagem e o uso de produtos naturais capazes de combater pragas.
O produtor e aluno Jucelino Luiz Zambão está no ramo de hortaliças orgânicas há 3 anos. Ele diz que o método trouxe boas vantagens principalmente pela valorização do preço e preservação da saúde do produtor e consumidor. "Pude aprender aqui muitas coisas e estou aplicando no meu plantio. Vendo tanto que chega a faltar para atender aos supermercados de São Paulo. Estou muito satisfeito!", concluiu.
O Senar, através do Sindicato Rural de Jales, atende a 15 municípios da região ministrando cursos gratuitos em parceria com as prefeituras, contribuindo para a profissionalização, integração e capacitando produtores e trabalhadores rurais em suas atividades diárias. (por Vívian Curitiba).

Comentários