Medicina/Unesp promove campanha pelo Dia Mundial da Voz

Poucos sabem, mas dia 16 de abril é o dia Mundial Da Voz - a nossa ferramenta mais eficiente e importante recebe esta homenagem e mais do que isso: muita atenção e cuidados. No Brasil, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, promove a 14ª Campanha Nacional da Voz. Já em Botucatu, diversos exames serão oferecidos à população no dia 12 de abril, quinta-feira, no Centro de Saúde Escola (CSE), localizado na Vila dos Lavradores.
O aspecto mais desenvolvido nessa campanha é a divulgação e conscientização para o uso correto e prevenção de doenças e problemas relacionados. No entanto, algumas cidades também realizam outras ações ligadas diretamente a suas comunidades. "Botucatu é uma dessas poucas cidades que atendem a população durante essa campanha, oferecendo diagnósticos e encaminhamentos para diversos tratamentos", afirma Regina Helena Garcia Martins, professora do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).
Dra. Regina é coordenadora regional do projeto de extensão atuante em todas as edições da Campanha Nacional da Voz. No município, cerca de 150 pessoas são atendidas anualmente no CSE por uma equipe de 15 profissionais, entre otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e estudantes de graduação e pós-graduação da FMB.
O principal objetivo do projeto é permitir um diagnóstico precoce de diversas doenças relacionadas aos órgãos ligados ao uso da voz. Martins destaca três diferentes grupos de indivíduos e os problemas encontrados com maior frequência: 1- Fumantes costumam apresentar doenças como leucoplasia, edema de Reinke, pólipo e câncer; 2- Profissionais da voz (professores, cantores, jornalistas): nódulos e disfonia funcional sem lesão; 3 – Crianças: nódulos, disfonias e calos vocais.
Todos os pacientes que fazem exames no Dia Mundial da Voz, em Botucatu, recebem orientação e encaminhamento para tratamento. "As pessoas diagnosticadas foram enviadas aos cuidados do Hospital das Clínicas da FMB e nos casos necessários até passaram por cirurgias para resolver os problemas", ressalta a coordenadora do projeto.
Dicas para manter sua voz saudável As recomendações a seguir constam da cartilha entregue a todos que passarem por exames ou visitarem o Centro Saúde Escola no dia 12 de abril.
• Prefira falar baixo e devagar; quando estiver rouco, fale o mínimo possível;
• Durma bem e descanse o seu corpo<http://www.fmb.unesp.br/noticia_detalhes.php?vID=2092#> ;
• Use roupas que não apertem a região do pescoço e do diafragma. Roupas confortáveis auxiliam a respiração;
• Quando estiver com pigarro, tome mais água do que o habitual e evite pigarrear; • Articule os sons precisamente, isso é muito importante para uma voz boa e clara;
• Se possível, utilize um microfone com amplificador. Ele aumenta a intensidade vocal e diminui o esforço para falar;
• Faça alguns exercícios de aquecimento vocal antes do inicio do trabalho, elevando gradativamente a freqüência da voz em direção aos agudos;

Comentários