Chuva na região interrompe ciclo de seca


Sábado de chuva no noroeste paulista interrompendo um ciclo de ausência de água e a solo sentia sua falta. Ilha Solteira estava a 6 dias sem chuva e recebeu 33,3 mm (27,9 mm entre as 13-14 horas), em Pereira Barreto, a região da Estação Santa Adélia estava com 35 dias sem chuva recebeu 16 mm e Bonança com 29 dias sem chuva recebeu 58,4 mm. Já a Estação Santa Adélia Pioneiros em Sud Mennucci registrou 65,3 mm páos 12 dias sem chuvas. Marinópolis que vinha com 29 dias sem chuva registrou apenas 17,3 mm, enquanto que Paranapuã registrou 30,7 mm após um período de 28 dias sem chuva.
Bonança e Santa Adélia Pioneiros registraram quase 38mm apenas entre as 12-13 horas caracterizando uma chuva de grande intensidade e com ventos muito fortes que chegaram à mais de 22 km/hora.
Intensidade da chuva e ventos máximos
Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da UNESP Ilha Solteira, "a intensidade com que a chuva chega é sempre uma preocupação nas cidades pelo acúmulo rápido da água nas galerias que muitas vezes não suportam toda a água e no campo, provocam erosão e muitas vezes os terraços também não suportam o rápido enchimento, sem a infiltração no solo na mesma intensidade" e UNESP Ilha Solteira, através das estações que compõem a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, registrou na Estação Bonança a intensidade máxima da chuva às 12:30 horas de 97,2 mm/h, em Sud Mennucci (Santa Adélia Pioneiros de 128 mm/h às 12:40 horas, em Ilha Solteira 73 mm/h às 13:45 h e na Santa Adélia 61 mm/h às 13:50 h, caracterizando as chuvas mais intensas.
Em relação à máxima velocidade dos ventos Bonança registrou 25 km/h (de sul às 12:46h), Ilha Solteira 25,6 km/h (de sudeste às 13:03h), Marinópolis 26,4 km/h (sudoeste às 13:08 h), Paranapuã 29,3 km/h (noroeste às 13:36 h), Santa Adélia 27,7 km/h (sudoeste às 12:36h) e Sud Mennucci 22,6 km/h (sudeste às 12:20 h). Estávamos com parte dos nossos Orientados em Sud Mennucci quando destes ventos e chuvas intensas e chegamos a ficar apreensivos ao circularmos nas rodovias sob estas condições.
Todos os dados foram obtidos no Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br, onde mapas e gráficos de acompanhamento em tempo real estão disponíveis, além de toda a base climática histórica do noroeste paulista.
Palestras na semana com o Professor Dr. Fernando Tangerino
O Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez (http://www.agr.feis.unesp.br/defers/docentes/tangerino/index.php) proferirá duas palestras esta semana.
Na quarta-feira (dia 25 de abril de 2012 - 20:00 horas) será na UNICASTELO em Fernandópolis e o tema será "Monitoramento Climático no Noroeste Paulista" onde abordará as atividades da UNESP Ilha Solteira de apoio aos irrigantes com ênfase na Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista (http://clima.feis.unesp.br), suas aplicações e oportunidades à profissionais de diferentes áreas de atuação.
A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista é parte do projeto "Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra", financiado pela Fapesp (Processo 2.009/52.467-4) que teve por objetivo introduzir estudos que combinam sensoriamento remoto e o conceito de rede de estações agrometeorológicas no noroeste paulista para estudos de evapotranspiração em escala regional, até então inexistente na região. Nesta conceito, ao rodar os modelos, as informações climáticas obtidas pelas estações não entrariam com valores estanques e sim, com mais um plano de informação obtido por interpolação, onde cada pixel teria um valor diferenciado.
Detalhes do projeto em http://www.agr.feis.unesp.br/agua_etp.php e em http://clima.feis.unesp.br/faqs.php há informações sobre a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e sobre o projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a EMBRAPA Semi árido.
Jales
Na sexta-feira (dia 27 de abril de 2012 - 14:00 horas), o Dr. Fernando Tangerino estará em Jales falando das atividades da UNESP Ilha Solteira, mas agora com foco no "Monitoramento dos Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas do Noroeste Paulista" com destaque para o trabalho realizado nas microbacias hidrográficas dos córregos do Coqueiro, Três Barras e Boi, e como este monitoramento pode e deve ser referência para a manutenção e ampliação da oferta de água com qualidade aos produtores e ainda como elemento de planejamento dos recursos hídricos e ampliação da área irrigada, fundamental para o desenvolvimento sócio econômico regional.
O Monitoramento dos recursos hídricos e seus resultados estão disponíveis em http://www.agr.feis.unesp.br/corregos.php e teve financiamento do FEHIDRO, FAPESP e CNPq.
Os artigos técnicos produzidos pela AHI da UNESP Ilha Solteira estão disponíveis no canal "Textos Técnicos" do Portal de Conteúdo a partir de http://www.agr.feis.unesp.br/papers.php
Visita dos Bolsistas australianos e canadenses da Fundação Nufield à nossa região
Dave Reilly é um dos australianos que nos visitaram aqui na UNESP Ilha Solteira em 26 de março para conhecer nossas atividades e também providenciamos uma visita à CESP e à Fazenda Bonança. Saibam em seu blog o que ele observou da visita à nossa região!
http://davereilly.blogspot.com.au/search?updated-max=2012-03-30T04:02:00-07:00&max-results=7
Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente em http://irrigacao.blogspot.com
Numeros e gráficos das estações agrometeorológicas isoladamente estão em http://clima.feis.unesp.

Comentários